Ontem fiquei sabendo da existência do Dia do Programador (sempre o 256o. dia do ano), que foi comemorado no dia 13/09.
Vejam o texto na Wikipédia sobre isso
O Dia do Programador é um feriado profissional oficial na Rússia, celebrado no 256º dia do ano (255º dia, se 1 de janeiro for considerado o dia 0).
O número 256 (2^8) foi escolhido para esta data porque 256 é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, um número bem conhecido entre os programadores. Além disso, ‘256’ em hexadecimal é ‘100’ (‘0x100’), e é a maior potência de 2 abaixo de 365 (o número de dias em um ano). Nos anos bissextos, a data comemorativa é 12 de setembro (13 de setembro em outros anos).
Mundo afora a tradição inclui comportar-se de forma boba, editar a Wikipedia, codificar programas bobos, jogar jogos de computador, brincar com velhos computadores etc. Tudo isso, é claro, sob a condição de que o celebrante tenha feito códigos de qualidade nos outros dias do ano e tenha tentado ao máximo não se comportar como bobo nos outros dias. Para estes programadores que estão habituados a ‘celebrações’ em todos os dias de sua vida, esta data festiva é injustificada e redundante.
No Brasil
No Brasil a tradição está começando e a data já se apresenta em spams por e-mail, fazendo com que a leitura de algum spam também seja parte da celebração. Além disso, no meio acadêmico a data deve proporcionar um encontro dos primeiros programadores locais com os atuais, promovendo palestras e minicursos de linguagens que não são mais utilizadas, além de Assembly, Cobol e Basic para que suas sintaxes não sejam esquecidas no futuro próximo.
Feliz Dia do Programador, atrasado, a todos!
E vamos começar a divulgar mais essa data. :-)
Roberto Beraldo
Latest posts by Roberto Beraldo (see all)
- Não Tenha Preguiça de Ler! - 25/04/2016
- Como Atualizar Scripts PHP de MySQL Para MySQLi - 29/10/2015
- Como usar PDO com banco de dados MySQL - 10/09/2015